O marketing da sua pequena empresa é uma das partes mais importante e empolgante do seu negócio. O que o torna tão empolgante é que não há apenas uma maneira de promover um negócio. Na verdade, quando você considera todas as possíveis combinações de atividades de marketing, existem milhares de maneiras de divulgar sua pequena empresa. E a melhor parte é que você pode personalizar suas atividades de marketing para o que funciona melhor para o seu negócio.  

Embora eu acredite que, em geral, os erros podem ser uma experiência positiva (eles ajudam você a aprender de uma forma duradoura que promove o crescimento), você pode economizar muito tempo, energia e dinheiro se evitar alguns erros antes de cometê-los. Aqui estão sete erros comuns de marketing de pequenas empresas que você deve tentar evitar em seu negócio.

Erro 01: Não ter um plano de marketing

Tentar promover o seu negócio sem um plano de marketing é como comprar uma camisa vermelha com uma venda nos olhos. Você pode ter sorte e acabar com o resultado final que você quer, mas as chances são que você vai perder muito tempo e dinheiro no processo. Você precisa de um plano de marketing. Todo negócio necessita. Então, certifique-se de começar primeiro.

Erro 02: Não ter clareza sobre o que torna o seu negócio diferente

Seu negócio não é exatamente como qualquer outro negócio lá fora. Se fosse, você provavelmente não o teria iniciado em primeiro lugar. Para comercializar o seu serviço e/ou produto de forma eficaz, você precisa identificar o que o distingue da concorrência. Comece criando uma proposta de venda exclusiva, na qual você pode se referir quando começar a comercializar.

Erro 03: Tentando vender para todos

Um erro muito comum dos novos proprietários de pequenas empresas é considerar que todos são clientes em potencial. Embora seja verdade que você vende um produto ou serviço, que agrada a um público amplo, quando se trata de marketing, é necessário restringir sua meta a um grupo reconhecível, um segmento de mercado, um nicho, para que você possa usar as abordagens de comunicação de forma mais assertiva.

Erro 04: Subestimar o poder do boca a boca

A beleza do marketing boca a boca é que é gratuito e acontece naturalmente. Se você fornecer um excelente produto ou serviço, seus clientes ficarão encantados e contarão a seus familiares, amigos e colegas sobre isso. Se você incentivar seus clientes a espalhar a palavra, você pode obter ainda mais do marketing boca a boca. E não apenas traz novos clientes, mas também pode resultar em negócios contínuos.

Erro 05: Não ter uma estratégia para mídias sociais

A mídia socialexplodiu nos últimos anos e rapidamente se tornou uma das técnicas de marketing mais acessíveis e eficazes para proprietários de pequenas empresas.  Com isso podem concentrar seus esforços e maximizar seu tempo gasto em mídias sociais para gerar grandes resultados. A estratégia de usar as mídias sociais para promover sua pequena empresa é duplo: primeiro você precisa selecionar a rede certa e, segundo, precisa ter clareza sobre quais são seus objetivos.

Erro 06: Recusando-se a experimentar novas atividades de marketing

A maioria dos proprietários de pequenas empresas é tem uma agenda super apertada e muitas vezes fazendo malabarismos com várias prioridades ao mesmo tempo. É por isso que as rotinas para empreendedores. As rotinas nos ajudam a administrar nosso tempo e a ser o mais produtivo possível. Mas as rotinas também podem nos tornar complacentes, especialmente quando se trata de marketing. O marketing está em constante mudança e a única maneira de promover consistentemente o seu negócio de forma eficaz é ficar em sintonia com as mudanças e permanecer aberto a novas atividades de marketing. 

Erro 07: Ignorando a competição

Enquanto você quer se certificar de que está se diferenciando da concorrência, há muito o que aprender com o escopo de seus maiores concorrentes. Para começar, você pode aprender muito realizando uma pesquisa no Google e verificando o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais. Depois de ter algumas pesquisas em mãos, conduza uma análise de swot para cada concorrente principal e, em seguida, seu próprio negócio para descobrir algumas novas oportunidades de marketing.

Agora que você sabe o que evitar ao começar o marketing sua pequena empresa, é hora de se concentrar no que deveria estar fazendo.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://carolinadovalle.com/wp-content/uploads/2018/05/antique-compass-over-old-map-P5DR9WC.jpg);background-size: cover;background-position: right top;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 380px;}