Crença é tudo aquilo que você acredita e o que você acredita molda a sua vida. Se você acredita que pessoas obesas são lentas, você vai agir de acordo com essa crença. Outro exemplo, se você acredita que pessoas “azuis” te prejudicam, você agir de acordo com essa crença. Não necessariamente todas pessoas obesas são lentas e nem todas as pessoas “azuis” te prejudicam, mas você passa a generalizar algo como se fosse uma verdade absoluta. Em relação à crenças não existe certo ou errado. Existem crenças que são adequadas (fortalecedoras) e crenças que são inadequadas (limitantes) para um objetivo.

Crenças limitantes te aprisionam e torna-se muito difícil sair disso sem ter primeiramente consciência delas. Não sabendo que essas crenças estão operando, empobrecemos nossas vidas. Nesse artigo eu vou te apresentar as 03 primeiras crenças limitantes da maioria dos empreendedores.

Você já sentiu como se quisesse realizar alguma coisa, mas há algo te atrapalhando? Se você já experimentou essas crenças limitantes, você é normal! Como empreendedores, há milhões de coisas passando por nossas mentes todos os dias – o bom, o ruim, o feio, o belo, etc.

Mas aqui está a linha de fundo: as crenças limitantes sempre vão segurar você e eu de volta, A menos que as vemos pelo que elas são e as enfraquecemos. Vamos explorar um pouco mais as primeiras crenças da lista de 10:

CRENÇA LIMITANTE 01: EU NÃO TENHO ….

“Eu não tenho dinheiro, não tenho tempo, não tenho equipe, não tenho conexões.”

Permita-me te dizer que, como empresário(a), você provavelmente não terá tudo o que precisa, mas sempre terá o suficiente. O “eu não tenho” frequentemente estará lá, então o seu trabalho é se concentrar no que você tem e executar isso.

Estudando empreendedores de sucesso percebi que a grande maioria não tinha muita coisa e nem por isso deixaram de realizar.

Um grande exemplo é o empresário Flávio Augusto da Silva. Quando ele decidiu criar a então escola de inglês Wise up ele não tinha nenhum dinheiro. Ele usou o cheque especial para isso, mas não deixou de fazer. Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, não tinha equipe para fazer os chocolates no início. Em uma loja de embalagens quando estava falando sobre o problema do pedido, que precisava entregar, ele conheceu a primeira funcionária da Cacau Show, que o ajudou nessa entrega e em outras tantas.

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, faliu a empresa anterior a Blue Velvet, mas isso não o impediu de criar a Chilli Beans. Ele não tinha dinheiro para criar uma loja, mas dava para fazer um quiosque. E foi o maior sucesso. Ele mesmo comenta: “graças à Deus eu não tinha dinheiro para montar uma loja”.

O que há em comum entre esses empreendedores? Eles simplesmente não focaram naquilo que eles não tinham e sim naquilo que queriam realizar. Eles só fizeram acontecer.

Qualquer pessoa pode fazer acontecer desde que tenha determinação e as crenças fortalecedoras, que o ajude a passar por qualquer dificuldade. Pense nisso. O que você gostaria de realizar? O que tem te impedido?

CRENÇA LIMITANTE 02 – EU SOU APENAS UM …..

Muitas vezes definimos o que não podemos fazer com base no que já estamos fazendo, ou por um ideia de quem nós somos, porque nos sentimos limitados a isso, como o destino escolhido para nós e estamos presos a ele.

A crença da identidade te leva a uma definição positiva ou negativa si mesmo: SOU um fracassado; SOU tímido; SOU ruim de comunicação; SOU ansioso, SOU inteligente, etc. As crenças de quem você acha que você é são as suas crenças de identidade.

O meu pai faleceu eu tinha 07 anos e a minha mãe assumiu a casa. A renda familiar caiu bastante. Com a pensão que ele deixou a minha mãe pagava uma escola particular para mim e o meu irmão. Porém, nessa escola a maioria dos alunos eram de classe média alta e eu não. As minhas amigas tinham os álbuns da Barbie, lápis de cor 36 cores e isso era um pouco mais distante da minha realidade naquele momento. Durante boa parte da minha vida eu crie uma crença de inferioridade em relação a pessoas com mais condições financeiras do que eu. Hoje deliberamente eu criei outras crenças fortalecedoras, mas esta operou por muito tempo. Esse é um exemplo pessoal de como uma crença de identidade é criada.

E como que isso afeta os seus negócios? Vamos continuar no exemplo dessa crença de inferioridade que eu criei na infância. Caso essa crença ainda operasse na minha vida provavelmente eu teria dificuldade para vender produtos com um ticket médio mais alto, dificuldade até mesmo com a prosperidade, enfim, haveria várias implicações na minha vida. Quais são as crenças que aparecem quando te perguntam quem é você? Pare por um minuto e sinta todas as crenças que brotam com a expressão EU SOU FELIZ DE SER EU.

Eu te desafio a pegar um pedaço de papel e anotar o que vem quando você faz a pergunta “Quem é você”? Você sabe a resposta! Anote, não importa se é bom ou ruim. Deixe todos os pensamentos positivos e negativos saírem neste exercício, para que você possa então olhar para todas as coisas com as quais escolhe se identificar.

Depois de ter feito isso, você pode analisar quais crenças deseja manter e quais você precisa mudar.

CRENÇA LIMITANTE 03: EU NÃO SOU UM …. OU EU NÃO SOU BOM EM…

Muitos empreendedores dizem “eu não sou bom com dinheiro”, ou “eu não sou um vendedor” ou “eu não sou bom com vídeo” e eu poderia continuar com diversos exemplos.

As crenças limitantes de capacidade se refere ao fazer, se é capaz ou não. As crenças limitantes são uma espécie de desculpa para não fazer o que você realmente gostaria de fazer. Elas nos mantém na nossa zona de conforto e segurança. Isso pode limitar muito o seu desenvolvimento pessoal e conquista dos seus objetivos.

Uma coisa importante de perceber é que muitas vezes essas crenças limitantes são coisas da nossa cabeça, que não condizem de fato com a realidade. Existem apenas, pois, você está dizendo a si mesmo que aquilo é uma realidade.

Mudando o pensamento, você pode mudar também. Seja o criador da sua vida e decida viver a vida nos seus próprios termos. Transforme a incerteza em ação. Decida e se comprometa. Quando você de compromete sempre haverá um caminho.

O mais importante é entender que as crenças limitantes fazem com que você viva abaixo do seu potencial, mas essas crenças podem ser mudadas. Reformatar o seu pensamento pode resultar em conquistas magníficas para sua vida. O processo de coaching pode te ajudar nessa jornada.

(…) Continua no próximo artigo

Carolina do Valle

Coach de Negócios

Precisa de ajuda para nos seus negócios e projetos? Fale comigo:

Email: contato@carolinadovalle.com

WhatsApp: (027) 99979-7269

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://carolinadovalle.com/wp-content/uploads/2018/05/antique-compass-over-old-map-P5DR9WC.jpg);background-size: cover;background-position: right top;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 380px;}